As Baleias Franca estão chegando a Santa Catarina!

 

Chegou a hora de observar as baleias na Rota da Baleia Franca! Todos os anos, de julho a novembro (meses de inverno e primavera), esses dóceis animais chegam à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral sul catarinense, para a temporada de acasalamento e reprodução, proporcionando uma experiência inesquecível de integração com a natureza.

 

A partir de junho já pode ser registrada a chegada dos primeiros animais, sendo que a maioria começa a aparecer em julho (especialmente na segunda quinzena), atingindo um pico de ocorrência em setembro. A partir de novembro, então, as baleias começam a migração de volta às águas geladas da Antártida, onde se alimentam durante o verão. Os fatores que influenciam a escolha das baleias pelo litoral catarinense estão relacionados à temperatura mais amena e águas calmas e rasas, que propiciam um ambiente adequado para o nascimento dos filhotes.

 

Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías, a Rota da Baleia Franca oferece, além do espetáculo das baleias, muitos atrativos para os amantes de aventura e esportes, além de um rico patrimônio histórico e cultural, gastronomia típica baseada em frutos do mar, opções de compras e inúmeros hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

 

Laguna, Imbituba e Garopaba – Três municípios e uma grande emoção.

 

Laguna se destaca pelo conjunto de 600 prédios em seu Centro Histórico, bem como pela famosa atividade da pesca interativa com botos. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Cardoso, Cigana, Camacho e do Farol, onde está localizado o Farol de Santa Marta, um dos cartões postais do destino e local de grande importância para a prática do surf.

 

Imbituba, a Capital Nacional da Baleia Franca, possui nove praias paradisíacas, entre elas a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. Oferece atividades na natureza, como cavalgadas, trilhas e passeios de barco, sendo também ideal para o surf. É onde está localizado o Museu da Baleia Franca e os locais de melhor avistagem. Outro destaque é a Praia de Ibiraquera, a melhor para windsurf do Brasil. Festas e agito movimentam as noites da cidade, que conta com uma vasta gama de serviços e equipamentos de hospedagem de alto padrão.

 

A natureza é o grande atrativo de Garopaba, que ainda conserva a tranquilidade e a religiosidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, Silveira, Ferrugem, Gamboa, Siriú e Ouvidor. Surfe, sandboard, mergulho, passeios de barco e voo livre são algumas das atividades que você pode praticar, assim como a fácil observação das baleias. Garopaba também tem boas opções de compras, gastronomia e vida noturna.

 

Desenvolvido por Webnode